segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Todo Mundo Odeia o Chris: humor e critica

"Todo mundo odeia o Chris", programa de comédia (e também de critica) apresentado pela Rede Record de Televisão é um grande campeão de audiência, tendo recebido vários prêmios internacionais. Insta salientar, que este programa não é apenas humoristico, mas também um retrato mais que perfeito da ideologia excludente e preconceituosa da sociedade norte americana e de suas instituições, sendo, inclusive, um retrato fidedigno da realidade social brasileira.
A história se passa nos EUA, no Brooklin, bairro pobre norte americano, popularmente conhecido de gueto, local semelhante às favelas brasileiras. O protagonista do seriado é o jovem CHRIS ROCK, menino negro que sofre BULLING na escola, pois é ameaçado constantemente por seus colegas, sem contar que apanha frequentemente (juntamente com seu colega e melhor amigo branco GREG), e tudo isso por ser pobre e negro.
A senhorita MORELLO, professora de CHRIS, é uma profissional totalmente preconceituosa e estigmatizante, pois considera os negros como seres inferiores e marginais, isto é, que vivem "fora da lei". Tal pensamento é partilhado e difundido pelos meios midiáticos, pois estes meios buscam trazer a imagem do negro e do pobre como bandidos por natureza, ou nas precisas palavras do pai da Criminologia, CESARE LOMBROSO, "criminoso nato" (determinado grupo de pessoas que em virtude de traços físicos como tamanho da orelha, olhos, cabelo, tem maior propensão à prática delituosa).
Hodiernarmente, a teoria LOMBROSIANA está superada, pois, vigora a teoria de que o crime nada mais é do que um fenômeno social, isto é, uma construção social. Contudo, não obstante superada teoricamente a ideologia de LOMBROSO, a mesma está arraigada no pensamento e atitudes do corpo social e de suas instituições estatais, tais como a polícia, judiciário, etc.
Diante o exposto, TODO MUNDO ODEIA O CHRIS mostra de forma engraçada o preconceito e a discriminação que os negros sofrem da sociedade norte-americana e de suas instituições.
Infelizmente, a superada teoria LOMBROSIANA do criminoso nato ainda tem franca aplicabilidade, principalmente pelas instituições estatais encarregadas de aplicar a lei.