sábado, 4 de fevereiro de 2012

Os Pré-Socráticos e o conceito de justiça!

Entender o pensamento Pré-Socrático sobre a justiça requer conhecer os valores religiosos e culturais da época. Neste ponto, cabe destacar que a obra de Homero contribuiu sobremaneira para que pudéssemos entender os valores da época pré-socrática.
Os Pré-Socráticos tentaram, através de sua filosofia, procurar entender a constituição do universo, natureza, homem e dos deuses, etc. Cabe ressaltar, que estes filósofos não se preocuparam com o tema da justiça, mas, preferiram tentar descobrir a origem de todo o Cosmo. Entretanto, percebe-se que sua filosofia trouxe grandes contribuições para grandes pensadores gregos, como por exemplo Sócrates e Platão.
Durante a época dos Pré-Socráticos não era fácil a distinção entre o pensamento racional, religião e os valores de cada sociedade.
Na filosofia pré-socrática encontra-se conclusões e conceitos com na base na mitologia, contos, dramas, etc. Não havia uma preocupação em especial com o tema da justiça. A preocupação principal era descobrir as origens do universo, da natureza. Eles se preocuparam sobremaneira da Teogonia e Cosmologia.
Com base nessas premissas, pode-se afirmar que para os filósofos pré-socráticos a ideia de justiça estava direcionada para a concretude da justiça divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário